PRODUTOS - LINHA PLAYGROUD

LINHA
MONSTER
FITNESS | KIDS
USO
Indicado para alto amortecimento, áreas internas e externas de playgrounds, ambientes recreativos de escolas e condomínios, como brinquedotecas e pátios
FORMATO
Placas de 1,02X1,02m.
ESPESSURA
15mm.
ALTURA MÁXIMA DE AMORTECIMENTO DE QUEDA
Até 0,8m
CORES
Mesclado Amarelo, Mesclado Azul, Mesclado Cinza, Mesclado Laranja, Mesclado Verde e Mesclado Vermelho.
NOVIDADE: Azul, Terracota e Verde.
INSTALAÇÃO
Pode ser utilizado solto ou colado com cola de contato no contra-piso.
AMORTECE QUEDAS DE ATÉ
0,8m DE ALTURA.


* Segundo a Norma 16071 estabelecida pela ABNT em 2012, todo playground deve ter obrigatoriamente amortecimento, de acordo com a altura dos brinquedos instalados (a altura é medida do ponto mais alto que a criança pode alcançar brincando). Esta norma informa os critérios para ter a segurança necessária e a HIC (Health Injuri Criteria) para cada caso. Você pode consultá-la na íntegra através do site da ABNT.
Até 0,6m de altura - 10mm de espessura | Até 1,00m de altura - 24mm de espessura
Até 1,50m de altura - 50mm de espessura | Até 2,00m de altura - 80mm de espesura
Até 2,50m de altura - 120mm de espessura | Até 3,00m de altura - 180mm de espessura
Segue abaixo as Normas da ABNT quanto à segurança e resistência:
NORMAS EDITADAS, PLAYGROUNDS MAIS SEGUROS
Pela primeira vez no Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a ABRINQ editam normas para playgrounds, afim de garantir a segurança e a diversão das crianças em condomínios, hotéis, escolas e clubes. Baseada em normas inglesas – uma das mais rígidas do mundo, a cartilha das normas indica como deve ser um playground: ângulos dos brinquedos, fixação, tipos de piso e materiais adequados como plástico, aço ou ferro galvanizado e com pintura atóxica e madeira tratada. Pelas normas, agora todo playground deverá ter um livro de inspeção e um especialista deverá emitir um laudo técnico a cada ano; o fabricante dos brinquedos também terá que colocar uma placa de identificação no local.
Os interessados em adquirir a coletânea das normas podem fazê-lo diretamente na ABNT (www.abnt.org.br), sob os códigos de NBR nº 14.350-1 e nº 14.350-2 (Julho/99). Sabendo dessas normas, pais, síndicos, diretores de escolas e hoteleiros tem um instrumento para controlar e, se for o caso, substituir ou melhorar a qualidade dos playgrounds usados pelas crianças.
DICAS DE SEGURANÇA
Brincar ao ar livre é saudável para as crianças. Ar puro, brincadeiras criativas, descarregando energias, ou pega-pega. Planejando uma área de lazer com isto em mente, devem ter cuidado em adequar o espaço para que seja criativo e ao mesmo tempo seguro. Veja abaixo algumas dicas para a segurança das crianças:
ÁREA DE CIRCULAÇÃO
Sempre planeje o lay-out com 1,80m de circulação ao redor de toda extensão do playground.
QUEDAS
50% das visitas ao Pronto Socorro Infantil são devido a machucados oriundos de quedas. Por isto é muito importante ter um piso de segurança com absorção de impacto em toda extensão dos brinquedos no playground, e se estendendo a 1,20m de brinquedos fixos e 1,80m de brinquedos móveis (como balanços). Atenção: não coloque um playground sobre o asfalto ou concreto, nem estes somente com grama sintética. Mesmo a grama não é aceitável quando há muitas crianças no local, pois breve vira terra batida, tão duro como concreto quando seca.
SUPERVISÃO DOS ADULTOS
A melhor prevenção contra acidentes em playgrounds é a supervisão dos pais. Sempre monitore as brincadeiras das crianças para um uso correto dos equipamentos, e com uma visão direta das crianças, sem obstruções de vista.
Com estas dicas, e se certificando que a área de circulação (especialmente com balanços e escorregadores) seja de 1,80m, para que as crianças não corram esbarrando nos equipamentos ou nelas mesmas, terá um playground mais seguro para o conforto das crianças. Certifique-se também que não hajam “armadilhas” nas quais as crianças possam tropeçar, como raízes de árvores, tocos de troncos, bordas de concreto e mudanças bruscas na elevação do piso.








